Capítulo Geral da Ordem do Carmo, 9-26 de setembro de 2025, Malang, Indonésia

Capítulo Geral Ordem

O Capítulo Geral 2025 da Ordem dos Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, subordinado ao tema “A nossa fraternidade contemplativa discerne a sua missão” (Regra carmelita, 20), decorreu de 9 a 26 de setembro no Hotel e Centro de Congressos Harris, em Malang, na província de Java oriental, na Indonésia. Foi o primeiro Capítulo Geral da Ordem Carmelita a ser celebrado fora da Europa.

O Capítulo Geral, que detém na Ordem a autoridade suprema, celebra-se todos os seis anos. É o primeiro sinal de unidade da Ordem na sua diversidade, sendo nele que se elegem os oficiais supremos da Ordem: o Prior Geral, o seu Conselho, composto por quatro Conselheiros-Gerais, e os demais oficiais gerais. Participam nele o Prior Geral, o Vice-Prior Geral, e o Conselho Geral cessantes, os ex-Priores Gerais vivos, o Prior do Colégio Internacional de Santo Alberto (CISA), em Roma, os Provinciais, Comissários e Delegados provindos das 19 Províncias, 4 Comissariados e 4 Delegações Gerais, sediadas em 40 países do mundo, distribuídos pelos cinco continentes, representando os 2020 membros com que a Ordem atualmente conta.

O Capítulo abriu na terça-feira, dia 9 de setembro, às 8,30 h locais, com a Missa votiva do Espírito Santo, presidida pelo Prior Geral cessante, Fr. Míċeál O'Neill, durante a qual ele leu a carta do Papa Leão XIV dirigida aos Capitulares. Da parte da tarde, o Fr. Míċeál O'Neill, leu o seu relatório sobre o sexénio 2019-2025, que agora chega ao seu termo.

Seguiu-se de quarta-feira a sábado, 10 a 13 de setembro, a leitura dos relatórios pelos 4 Conselheiros Gerais, segundo as áreas geográficas da Europa, América, África, Ásia-Oceania, pelos oficiais da Cúria Geral (Ecónomo e Procurador Geral), das Comissões Internacionais (Proteção dos Menores; Justiça, Paz e Integridade da Criação; Liturgia e Oração; Juventude; Comunicações; Secretariado Geral do Laicado Carmelita), do Postulador Geral e do Institutum Carmelitanum, de Roma.

Domingo, dia 15, foi oferecida uma visita guiada pela cidade de Malang e um espetáculo a cargo dos estudantes carmelitas e representantes da Escola Secundária carmelita de Santo Alberto.

Na segunda-feira, dia 16, continuaram os trabalhos, com a leitura dos relatórios das restantes Comissões Internacionais (Formação e Coordenação de Novas Fundações) e Delegações (Congregações Afiliadas e Monjas), bem como do Prior do CISA. Da parte da tarde, discutiram-se, por grupos linguísticos, as respostas ao Instrumentum laboris ("instrumento de trabalho") enviado a todas as comunidades da Ordem, como preparação e partilha para o Capítulo.

Terça e a quarta-feira, dias 17 e 18, foram preenchidos com duas conferências, pronunciadas pela manhã, e a discussão das mesmas pelos capitulares, feita à tarde. A primeira conferência foi sobre “O contexto social e eclesial hodierno”, pronunciada pela Irmã Patrícia Murray, do Instituto  da Bem-aventurada Virgem Maria (Irmãs do Loreto); e a segunda, sobre “As missões carmelitas ad gentes”, a cabo do bispo carmelita e antigo membro do Conselho Geral e Prior do CISA, D. Wilmar Santin.

Quinta-feira, dia 18, véspera do início das eleições, foi um tempo de retiro e de discernimento sobre a liderança, orientado e introduzido pelo biblista e bispo carmelita de Malang, D. Henrique Pidyarto Gunawan, com duas conferências: a primeira, de manhã, sobre “Os carmelitas, um dom para a Igreja e para o mundo”; e a segunda, à tarde, intitulada “A liderança religiosa segundo a Bíblia”, seguida de um tempo de discernimento sobre a liderança, dividido por grupos linguísticos.

Os dois dias a seguir foram dedicados às eleições.

Na sexta-feira, dia 19, procedeu-se às eleições do Prior Geral, do Vice-Prior Geral, do Procurador e do Ecónomo Geral, seguidas por duas assembleias. Foram escolhidos para:

Novo Geral Frei Desiderio Garcia

Prior Geral: o Fr. Desiderio García Martínez, da Província Arago-Valentina-Castela, Espanha (acima);

Franciscus Xavarius Hariawan Adji
Vice-Prior Geral: o Fr. Francisco Xavier Hariawan Adji, provincial da Indonésia;

Michael Farrugia

Procurador Geral: foi reeleito o Fr. Miguel Farrugia, da província de Malta;

Christian Körner

Ecónomo Geral: foi reeleito o Fr. Christian Körner, da província da Alemanha.

 

Sábado, dia 20, foram eleitos os Conselheiros Gerais, seguindo-se duas assembleias gerais. Foram eleitos Conselheiros Gerais para a:

Conselheiro África

África: Fr. Erick Chrisostome N’Do, do Burkina Faso, província Bética (acima);

Conselheiro América

América: Fr. Rolf Nepomuk (Nepi) Willemsen, da província do Puríssimo Coração de Maria, Estados Unidos da América do Norte;

Conselheiro Ásia

Ásia-Oceania: foi reeleito o Fr. Robert Thomas Puthussery, da província da Índia;

Richard Byrne

Europa: foi reeleito o Fr. Richard Byrne, da província da Irlanda.

No domingo, 21 de setembro, de manhã, os membros do Capítulo reuniram-se na sala capitular para assistir a um debate sobre o diálogo inter-religioso com Alyssa Wahid e o Fr. Franciscus Xavier Hariawan Adji, recém eleito Vice-geral da Ordem. Da parte da tarde, os capitulares foram até ao Instituto Superior de Santo Alberto Dempo, para celebrar o Dia da Indonésia, e a Eucaristia com os estudantes, terminando o dia com um jantar, seguido de uma sessão lúdica, com espetáculos.

Segunda-feira, dia 22 de setembro, foi o Dia da Família Carmelita, com momentos para conversar com Monjas carmelitas de clausura, Religiosas carmelitas de vida ativa, leigos da Ordem Terceira Carmelita e jovens. Durante a manhã, o Fr. Miguel Márquez Calle, Prepósito Geral dos Carmelitas Descalços, dirigiu uma palavra aos capitulares através de uma videoconferência ao vivo, a partir de Roma.

Os dias 23 e 24, terça e quarta-feira, forma dedicados à leitura, discussão e votação das propostas apresentadas ao Capítulo Geral.

Quinta-feira, dia 25, foi um dia livre, tendo concluído o Capítulo-Geral na sexta-feira, dia 26 de setembro, de manhã, com a leitura e votação da mensagem final dos capitulares e o discurso do novo Prior Geral, Fr. Desiderio García; e, de tarde, a missa solene de encerramento, às 16,30 h, na Catedral de Nossa Senhora do Monte Carmelo, presidida pelo bispo carmelita da diocese de Malang, D. Henricus Pidyarto Gunawan, tendo sido assinadas, no final, as atas do Capítulo.

Agradecendo ao Prior Geral cessante, Fr. Míċeál O'Neill, ao seu Conselho e demais oficiais da Cúria Geral, o serviço que com tanto amor e dedicação prestaram à Ordem e à Igreja nos últimos seis anos e felicitando o novo Prior Geral, Fr. Desiderio García, os Conselheiros e Oficiais eleitos neste Capítulo Geral pela escolha que deles fez Deus, através dos capitulares, em nome de toda a Ordem, peçamos ao Senhor e à Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Esplendor do Carmelo, que os abençoem e assistam no exercício do seu múnus, tornando efetivas e fecundas as propostas aprovadas na sala capitular, de modo que a Ordem do Carmo, vivendo em obséquio de Jesus Cristo, leve a cabo, com fidelidade generosa e criativa, a sua missão no mundo, segundo o Evangelho, à imitação da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Esplendor do Carmelo, e do profeta Elias, nosso Pai espiritual, para glória de Deus, bem da Igreja, difusão do Reino de Deus e salvação do homem.

Caminhos Carmelitas

  • Perseverar na oração
    Embora Deus não atenda logo a sua necessidade ou pedido, nem por isso, (…) deixará de a socorrer no tempo oportuno, se não desanimar nem de pedir. São João da Cruz  
  • Correção fraterna
    Hoje o Evangelho fala-nos da correção fraterna (cf. Mt 18, 15-20), que é uma das expressões mais elevadas do amor, mas também uma das mais difíceis, porque não é fácil corrigir os outros.  Quando um...
  • O sacerdote
    Sou filha da Igreja. Oh! Quanto alegria me dão as orações do sacerdote! No sacerdote não vejo senão Deus. Não procuro a ciência do sacerdote, mas a virtude de Deus nele. Santa Maria de Jesus...
  • Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, eu estou no meio deles
    Esta presença viva e real de Jesus é a que deve animar, guiar e sustentar as pequenas comunidades dos seus seguidores. É Jesus quem há-de alentar a sua oração, as suas celebrações, projectos e...
  • “Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”
    «Negar-se a si mesmo» não significa de modo algum mortificar-se, castigar-se a si mesmo e, menos ainda, anular-se ou autodestruir-se. «Negar-se a si mesmo» é não viver pendente de si mesmo,...
  • A cruz de Jesus
    Se queremos esclarecer qual deve ser a atitude cristã, temos que entender bem em que consiste a cruz para o cristão, porque pode acontecer que a coloquemos onde Jesus nunca a colocou. Chamamos...

Santos Carmelitas