Os nossos irmãos do Carmelo Descalço põem à nossa disposição um itinerário para o Advento, para que façamos, se quisermos, deste tempo um “retiro” preparatório do Natal. Acompanha-nos e faz-nos companhia Santa Teresa de Lisieux, que carinhosamente tratamos por Santa Teresinha.
O esquema proposto para cada dia é simples: uma frase tirada de uma leitura da liturgia do dia, um pensamento/frase de Santa Teresinha do Menino Jesus, e, por fim, uma proposta de compromisso para esse dia, como concretização prática do fruto da leitura e meditação das palavras de Deus e de Santa Teresa de Lisieux. A perseverança tornará fecundo o que nos é oferecido.
Domingo 8 de Dezembro
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (3,1-6)
No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia; Herodes tetrarca da Galileia; Filipe, seu irmão, tetrarca das regiões da Itureia e da Traconítide; e Lisânias tetrarca de Abilene; no tempo do sumo-sacerdócio de Anás e Caifás, a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a região do Jordão a proclamar um baptismo de conversão para perdão dos pecados, tal como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: Uma voz clama, no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todos os vales serão alteados, e todos os montes e colinas serão rebaixados; o que é sinuoso tornar-se-á direito, e os caminhos pedregosos tornar-se-ão planos, e toda a criatura verá a salvação de Deus.”
«Ah! Se todas as almas débeis e imperfeitas sentissem o que sente a mais pequena de todas as almas, (…) nem uma única perderia a esperança de chegar à montanha do amor, uma vez que Jesus não pede grandes acções, mas apenas o abandono e a gratidão.» (Cta 196 à Ir. Maria do Sagrado Coração, 13 de Setembro de 1896).
Pistas para a semana de 8-14 de Dezembro: Estou verdadeiramente desejoso de me entregar à vontade de Deus? Confio plenamente neste Deus que me quer salvar sem, contudo, restringir a minha liberdade? Estou pronto para entrar no caminho da infância espiritual, onde se trata mais de confiar no poder de Deus do que em mim? Tenho uma clara consciência da paternidade de Deus? Não sou eu dependente de falsas imagens que acumulei sobre Deus e deturpam o seu verdadeiro Rosto? Estou consciente de que Ele realmente me ama e quer o meu verdadeiro bem: a minha salvação, a vida eterna junto d’Ele para sempre?
Segunda-feira, 9 de Dezembro: Caminhar com Maria
«Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!» (Lc 1,28)
«Fazes-me sentir que não é impossível seguir os teus passos, ó Rainha dos eleitos, o estreito caminho do Céu, tornaste-o visível praticando sempre as mais humildes virtudes.» (PN 54, 6)
Rezemos pelas mães de família, para que, à imagem da Virgem Maria, mostrem aos seus filhos o Caminho do Céu!...
Terça-feira, 10 de Dezembro: Cair e levantar com confiança
«Também o vosso Pai que está nos Céus não quer que se perca nenhum destes pequeninos» (Mt 18,12-14).
«Mas se caio a cada hora que passa, tornando a erguer-me, vens em meu auxílio: em cada instante me dás a Tua graça» (PN17).
Rezemos para que, neste ano jubilar, todos se deixem tocar pelo olhar misericordioso que o Pai tem sobre si.
Quarta-feira, 11 de Dezembro: O meu coração está pronto para o receber?
«Tomai sobre vós o meu jugo porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis alívio» (cf. Mt 11,28-30).
«Quero ficar sempre pequenina, muito humilde, para me parecer com Jesus e merecer que Ele faça em mim a Sua morada» (RP 1, 12Vº).
Hoje, preparemos o nosso coração para que Jesus possa fazer nele a sua morada.
Quinta-feira, 12 de Dezembro: Nosso Pai ... “que está presente”
«Não tenhas medo, Eu mesmo te ajudarei» (Is 41,13)
«Se tu nada és, não deves esquecer que Jesus é tudo, por isso tens de perder o teu pequeno nada no seu Tudo infinito.» (Ctª 109)
Hoje, recitemos um Pai Nosso com a intenção de nos entregarmos totalmente a Deus.
Sexta-feira, 13 de Dezembro: A confiança, nada mais que a confiança
«Eu sou o Senhor teu Deus que te guio pelo caminho que deves seguir» (Isaías 48,17)
«O passarinho quer ficar a fixar o seu divino Sol (…) e se as nuvens sombrias chegam a esconder o Astro do Amor (…) sabe que, para além das nuvens, o seu Sol brilha sempre» (Ms B 5r°)
Hoje, vamos renovar actos de confiança ao longo do dia.
Sábado 14 de Dezembro: A tua Palavra é Verdade
«Pai Santo, guarda os meus discípulos em ti na fidelidade ao teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um como nós somos um. Consagra-os na Verdade: a Tua palavra é a Verdade» (cf. Jo 17,11-17).
«Sim, parece-me que nunca procurei senão a verdade; sim, compreendi a humildade de coração…» (Caderno Amarelo, 30 de Setembro de 1897)