Todos os Santos Carmelitas - 14 de Novembro

 

Salve, falange florida do Carmelo,
nosso modelo, nossa glória, nossa alegria,
porque de Elias perpetuaste o zelo,
e a oração silenciosa de Maria.
 
Com um total desprendimento e pobreza
a alma virgem conservaste para o Amor:
fielmente o serviste com presteza,
amando a Igreja, povo eleito do Senhor.
 
Da solidão saindo, já bem transformados
em mártires fortes e testemunhas da paz,
embora ocultos nesses claustros sagrados,
fizestes no mundo o que o fermento faz.
 
Dai-nos a mão para também nos elevarmos
à contemplação daquele que é nosso encanto,
e convosco pra sempre glorificarmos
o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 

Somos descendentes de Santos

Todos os que trazemos este hábito sagrado do Carmo somos chamados à oração e contemplação, porque este foi o nosso princípio, desta casta vimos, daqueles nossos santos Padres do Monte Carmelo, que buscavam este tesouro, esta preciosa margarita.

Lembremo-nos dos santos Padres nossos antepassados. Bem sabemos como, por aquele caminho de pobreza e humildade, gozam de Deus. 

Ouço algumas vezes dizer que nos princípios das Ordens Religiosas, como eram os alicerces, fazia o Senhor maiores mercês àqueles santos nossos antepassados. E assim é, mas sempre nos havíamos de considerar alicerce dos que vierem depois. Porque, se agora nós que vivemos, não tivéssemos perdido o fervor dos nossos antepassados e se os que viessem após nós fizessem outro tanto, sempre estaria firme o edifício. Que me aproveita a mim que os santos passados tenham sido assim, se depois sou tão ruim que, com meus maus costumes, deixo estragos no edifício? Porque, é claro: os que vão chegando não se recordam tanto dos que há muitos anos morreram como dos que estão vendo. É engraçado que eu atribua o mal ao facto de não ser das primeiras e não veja a diferença que há entre a minha vida e virtude e as daqueles a quem Deus fazia tantas mercês.

Se vir que a sua Ordem em algo vai decaindo, procure ser pedra capaz de tornar a levantar o edifício, que para isso o Senhor dará ajuda. Por amor de Nosso Senhor lhes peço: lembrem-se quão depressa tudo se acaba, e da mercê que nosso Senhor nos fez trazendo-nos a esta Ordem. Mas ponham sempre os olhos na casta de onde vimos, naqueles Santos Profetas. Quantos santos temos no céu que trouxeram este hábito!

Tenhamos a santa presunção, com a ajuda de Deus, de ser como eles. Pouco durará a batalha e o fim será eterno. Deixemos as coisas que em si nada valem e ocupemo-nos das que nos conduzem a este fim para amar e servir Aquele que viverá para todo o sempre. (Santa Teresa de Jesus)

Ladainha dos Santos Carmelitas

Senhor, tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós, Cristotende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós
Santíssima Trindade, fonte de toda santidade, Tende piedade de nós.
Santa Virgem Maria do Monte Carmelo, rogai por nós
Santa Virgem Maria, Mãe da Divina Graça, rogai por nós
São José, rogai por nós
Santo Elias Profeta, rogai por nós
São Gabriel, Anjo da Guarda da nossa Ordem, rogai por nós
São Joaquim e Santa Ana, Protectores do Carmelo, rogai por nós.
Santo Eliseu, rogai por nós.
São Bertoldo, rogai por nós.
São Brocardo rogai por nós.
Todos os Santos Profetas e Eremitas do Carmelo, rogai por nós.
São Ângelo da Sicilia. rogai por nós
Santa Teresa de Jesus, rogai por nós
São João da Cruz, rogai por nós
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós
São Rafael Kalinowski, rogai por nós
São Simão Stock, rogai por nós
São Pedro Tomás, rogai por nós
Santo André Corsini, rogai por nós
Santo Henrique de Ossó e Cervelló, rogai por nós
Santo Alberto de Trápani, rogai por nós. 
Santo Alberto de Jerusalém, rogai por nós
Santa Teresa Margarida Redi, rogai por nós
Santa Teresa de Jesus dos Andes,rogai por nós
Santa Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós. 
Santa Maria Madalena de Pazzi, rogai por nós.
Santa Maria Maravilhas de Jesus, rogai por nós
São Nuno de Santa Maria, rogai por nós
Santa Maria de Jesus Crucificado, rogai por nós
Santa Isabel da Trindade, rogai por nós
São Luís Martin, rogai por nós
Santa Zélia Guèrin, rogai por nós
São Tito Brandsma, rogai por nós.
Todos os Santos e Santas de Deus, rogai por nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, Dai-nos a paz.

Preces 

Invoquemos o Senhor Jesus, Nosso Redentor, e confiados na ajuda da Virgem Maria, nossa Mãe, e na intercessão dos nossos irmãos, os Santos Carmelitas, peçamos. Santificai-nos na verdade, Senhor!

– Vós, que chamastes muitos fiéis ao Carmelo para vos seguirem mais de perto pelos caminhos do amor, fazei que caminhemos na verdade por meio da prática da virtude do amor. Santificai-nos na verdade, Senhor!

– Vós, que concedestes aos nossos Santos a força da perseverança no amor fraterno, conservai as nossas comunidades na vossa Paz e fazei que tenhamos um só coração e uma só alma. Santificai-nos na verdade, Senhor!

– Vós, que chamastes os nossos Santos ao serviço e imitação da Virgem Maria, fazei que, sob a protecção da vossa e nossa Mãe, caminhemos numa vida nova e permaneçamos fiéis até ao fim. Santificai-nos na verdade, Senhor!

– Vós, que suscitastes na Igreja a Famí1ia do Carmelo, para cultivar a ciência da íntima união convosco por meio da oração, ensinai-nos a partilhar com os nossos irmãos os tesouros da contemplação. Santificai-nos na verdade, Senhor!

– Vós, que sois a coroa eterna e a alegria perene de nossos Santos, pela intercessão de Nossa Senhora do Carmo, Mãe e Protectora dos que morreram, concedei aos irmãos e irmãs falecidos da nossa Família Carmelita a alegria da vossa presença no Sábado eterno dos Céus. Santificai-nos na verdade, Senhor! 

Oração 

Nós vos pedimos, Senhor, que nos assistam com a sua protecção a Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo e todos os Santos da família do Carmo, para que, seguindo fielmente os seus exemplos sirvamos a vossa Igreja com a oração e com obras dignas de Vós. Por Cristo Nosso Senhor. 

Caminhos Carmelitas

  • Perseverar na oração
    Embora Deus não atenda logo a sua necessidade ou pedido, nem por isso, (…) deixará de a socorrer no tempo oportuno, se não desanimar nem de pedir. São João da Cruz  
  • Correção fraterna
    Hoje o Evangelho fala-nos da correção fraterna (cf. Mt 18, 15-20), que é uma das expressões mais elevadas do amor, mas também uma das mais difíceis, porque não é fácil corrigir os outros.  Quando um...
  • O sacerdote
    Sou filha da Igreja. Oh! Quanto alegria me dão as orações do sacerdote! No sacerdote não vejo senão Deus. Não procuro a ciência do sacerdote, mas a virtude de Deus nele. Santa Maria de Jesus...
  • Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, eu estou no meio deles
    Esta presença viva e real de Jesus é a que deve animar, guiar e sustentar as pequenas comunidades dos seus seguidores. É Jesus quem há-de alentar a sua oração, as suas celebrações, projectos e...
  • “Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”
    «Negar-se a si mesmo» não significa de modo algum mortificar-se, castigar-se a si mesmo e, menos ainda, anular-se ou autodestruir-se. «Negar-se a si mesmo» é não viver pendente de si mesmo,...
  • A cruz de Jesus
    Se queremos esclarecer qual deve ser a atitude cristã, temos que entender bem em que consiste a cruz para o cristão, porque pode acontecer que a coloquemos onde Jesus nunca a colocou. Chamamos...

Santos Carmelitas