Frases sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

alt 

  • As chagas de Jesus Cristo ferem os corações mais duros e aquecem as almas mais frias (São Boaventura).
  • Para a pessoa unida a Cristo na cruz, nenhuma coisa é mais consoladora e gloriosa do que trazer consigo os sinais de Jesus Crucificado (Santo Ambrósio).
  • Se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo (São Boaventura).
  • Vale mais uma lágrima derramada ao lembrar da Paixão, do que o jejum a pão e água em cada semana (Santo Agostinho).
  • O bem que Jesus alcançou com a sua morte é maior do que o dano causado pelo demónio com o pecado (São Leão Magno).
  • Mas o mistério da Cruz e da Ressurreição garante-nos que o ódio, a violência, o sangue e a morte não têm a última  palavra nas vicissitudes humanas. A vitória definitiva é de Cristo e nós  devemos voltar a partir d’Ele, se queremos construir para todos um futuro de  paz autêntica, de justiça e de solidariedade (São João Paulo II).
  • Vós, Redentor, amastes o homem de tal modo que, quem considerar este amor, não pode deixar de vos amar. O Vosso amor faz violência aos corações (São João de Ávila).
  • Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele (Jo 3, 16-17).
  • Em verdade, ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como  um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas (Is 53, 4-5).
  • Pela sua paixão e morte na cruz, Cristo deu novo sentido ao sofrimento: desde então este pode configurar-nos com Ele e unir-nos à sua paixão redentora (CIC 1505).
  • Era quase à hora sexta e em toda a terra houve trevas até a hora nona. Escureceu-se o sol e o véu do templo rasgou-se pelo meio. Jesus deu então um grande brado e disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, dizendo isso, expirou (Lc 23, 44-46).
  • Jesus, minha esperança e meu amor, para não me perderdes, quisestes perder a vida (Santo Afonso Maria de Ligório).
  • Não há árvore mais apropriada para produzir e conservar o amor de Deus do que a árvore da Cruz (Santo Inácio de Loiola).
  • Olha aquela Cruz, aqueles sofrimentos, aquela morte cruel de Jesus por ti. Após tantas e tão grandes provas de amor não podes duvidar que ele te ama e te ama muito (São Tomás de Vilanova).
  • Quem não se enamora de Deus, vendo Cristo morto na Cruz, não se abrasará jamais (São Francisco de Assis).
  • Agirei com confiança esperando com firmeza, pois nada do necessário para a salvação me será negado por aquele que tanto fez e sofreu para me salvar (São Boaventura).
  • Senhor, quando vos vejo na Cruz, tudo me convida a amar: o madeiro, a vossa pessoa, as feridas do vosso corpo e principalmente o vosso amor. Tudo me convida a vos amar e a não me esquecer mais de vós (São João de Ávila).
  • Meu amado Redentor, vida de minha alma, eu creio que sois o único bem digno de ser amado. Creio que sois aquele que me tendes mais amor, porque chegastes a morrer consumido de dores por mim, só por amor (Santo Afonso Maria de Ligório).
  • Para a pessoa unida a Cristo na Cruz, nenhuma coisa é mais consoladora e gloriosa do que trazer consigo os sinais de Jesus Crucificado (Santo Agostinho).
  • Ficaríamos abrasados à vista das chamas que se encontram no nosso Redentor. Que felicidade poder arder naquele fogo em que arde o nosso Deus! Que alegria estarmos unidos a Deus com cadeias de amor (São Francisco de Sales).
  • A Paixão do Redentor é meio eficacíssímo para destruir a inimizade e conduzir a alma a grande santidade (São Paulo da Cruz).
  • Choro as dores e as humilhações do meu Senhor. O que mais me faz chorar é que os homens, por quem ele sofreu tanto, vivem esquecidos dele (São Francisco de Assis).
  • Jesus Cristo, morrendo, apagou a nossa condenação com o seu sangue para que assim recuperássemos a esperança do perdão e da salvação eterna (Santo Afonso Maria de Ligório).
  • O coração de Jesus foi ferido, a fim de nos mostrar pela chaga visível o seu amor invisível (São Boaventura).
  • É preciso propagar a Paixão de Cristo para que os homens aprendam a ciência do amor divino (São Paulo da Cruz).
  • Jesus entra em Jerusalém para morrer na cruz. E é precisamente aqui que refulge o seu ser Rei segundo Deus; o seu trono real é o madeiro da cruz (Papa Francisco).
  • Na cruz, Jesus sente todo o peso do mal e, com a força do amor de Deus, vence-o, derrota-o na sua ressurreição. Esse é o bem que Jesus realiza por todos nós sobre o trono da cruz (Papa Francisco).
  • O caminho de Jesus é o do amor fiel até ao fim, até ao sacrifício da vida: é o caminho da cruz. Por isso, o caminho da fé passa através da cruz (Papa Francisco).

Caminhos Carmelitas

  • Perseverar na oração
    Embora Deus não atenda logo a sua necessidade ou pedido, nem por isso, (…) deixará de a socorrer no tempo oportuno, se não desanimar nem de pedir. São João da Cruz  
  • Correção fraterna
    Hoje o Evangelho fala-nos da correção fraterna (cf. Mt 18, 15-20), que é uma das expressões mais elevadas do amor, mas também uma das mais difíceis, porque não é fácil corrigir os outros.  Quando um...
  • O sacerdote
    Sou filha da Igreja. Oh! Quanto alegria me dão as orações do sacerdote! No sacerdote não vejo senão Deus. Não procuro a ciência do sacerdote, mas a virtude de Deus nele. Santa Maria de Jesus...
  • Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, eu estou no meio deles
    Esta presença viva e real de Jesus é a que deve animar, guiar e sustentar as pequenas comunidades dos seus seguidores. É Jesus quem há-de alentar a sua oração, as suas celebrações, projectos e...
  • “Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”
    «Negar-se a si mesmo» não significa de modo algum mortificar-se, castigar-se a si mesmo e, menos ainda, anular-se ou autodestruir-se. «Negar-se a si mesmo» é não viver pendente de si mesmo,...
  • A cruz de Jesus
    Se queremos esclarecer qual deve ser a atitude cristã, temos que entender bem em que consiste a cruz para o cristão, porque pode acontecer que a coloquemos onde Jesus nunca a colocou. Chamamos...

Santos Carmelitas