Paulo faz uma afirmação que vem dilatar o nosso coração: «Se Deus é por nós, quem será contra nós?» (Rm 8,31). Podemos agarrar-nos a Deus. Podemos confiar no Seu desígnio de amor, no seu projecto para nós e para a humanidade. E o que é, aos nossos olhos, revelador que Deus é «por nós», é que Ele «nem sequer poupou o Seu próprio Filho, mas entregou-O por todos nós» (Rm 8,32). No Seu Filho Jesus, Deus Pai realiza por nós um dom total, dá-nos tudo. «Como não havia de nos oferecer tudo juntamente com Ele?» (Rm 8,32). São João da Cruz assim o cantava na oração da alma enamorada: «Minhas são todas as coisas (…) porque Cristo é meu e todo para mim». Estamos perante o indizível, o inaudito. Deus dá-nos tudo no Seu Filho único, Cristo Jesus. É necessário que aceitemos este amor louco de Deus que não merecemos; este amor que é de uma gratuidade total. Deus não nos ama por nós sermos amáveis. Ele ama-nos gratuitamente e é o seu amor que nos torna amáveis, na medida em que o acolhemos e procuramos vivê-lo no concreto e no quotidiano da nossa existência. É Deus quem toma a iniciativa e é Ele que nos escolhe. De facto, limitamo-nos a escolher ter sido escolhidos.
«A nossa posição é clara. Acreditamos que toda a alma baptizada é naturalmente chamada por Deus a viver com Ele na mais terna intimidade». (P. Tiago de Jesus). Com o P. Tiago, somos convidados a acolher o dom de Si mesmo que Cristo Jesus nos faz na Eucaristia, para d’Ele recebermos a força para nos entregarmos inteiramente só a Ele.
Segunda Semana - “Eleitos por Deus”
Segunda-feira, 26 de Fevereiro: Irradiar a luz de Cristo
«De tempos a tempos desapareço para uma mata. E lá, esquecendo os problemas da minha função, perco-me em Deus tal como sou e Nele me pacifico. Mas, por favor, ajudem-me a permanecer um religioso carmelita capaz de irradiar um pouco do seu ideal». (Carta de 1934, ao Carmelo de Havre)
«Aqueles que O contemplam ficam radiantes». (Sl 34)
Bendito sejas, ó Pai, pela luz do Teu Filho: ela nos transfigura!
Terça-feira, 27 de Fevereiro: Em missão
«Quanto escutamos o coração de Cristo, quando olhamos para a Sua vida, percebemos que Ele veio para ensinar aos outros a felicidade e que é essa a Sua Paixão: é um apaixonado pelo apostolado, um apóstolo que é todo apóstolo porque é essa a Sua missão…» (Retiro no Carmelo de Pontoise).
«Ide, pois, e fazei discípulos de todos os povos». (Mt 28,19)
Qual é o meu compromisso para com a missão?
Quarta-feira, 28 de Fevereiro: A felicidade querida por Deus
«Deus quer a nossa felicidade. Deus não seria Deus se não fosse Ele que saciasse as capacidades infinitas de felicidade que repousam no coração de todo o ser humano». (Retiro à Ordem Terceira do Carmelo de Chaville, em 1936)
«Que é o homem para que penseis nele? (…) Fizestes dele quase um ser divino». (Sl 8)
Até que ponto acredito que Deus quer verdadeiramente a minha felicidade?
Quinta-feira, 29 de Fevereiro: Humildade para dar lugar a Deus
«Para que Deus venha a nós, para que Deus avance nesta grande marcha de amor em direcção às nossas almas, é preciso abrir espaço, Ele precisa de um vazio. (…) E este vazio é a humildade que o escava em nós». (Retiro à Ordem Terceira do Carmelo de Chaville, em 1936)
«Sou manso e humilde de coração». (Mt 11,29)
Que lugar dou a Deus no meu quotidiano?
Sexta-feira, 1 de Março: Fazer com que Jesus seja amado
«Eis a vida de um padre. Esquecer tudo, deixar tudo, até mesmo a própria vida, pelos outros, para lhes dar a conhecer Jesus. E deve ser por contágio, pelo exemplo, pela transmissão do fogo». (Père Jacques, Martyr de la charité, p. 48)
«Pedi ao dono da messe que envie trabalhadores para a Sua messe». (Mt 9,38)
Rezo com regularidade pelas vocações sacerdotais e religiosas e pela fidelidade dos consagrados?
Sábado, 2 de Março: Cristo, luz das nações
«Em todo o lado onde nos encontremos, sejamos um ostensório que tenha Deus e deixe Deus brilhar (…) Deixar que Deus disponha de nós para brilhar de uma forma que nem nós conhecemos a eficácia». (Retiro aos Missionários de Nossa Senhora do Monte Carmelo, em 1941)
«Os meus olhos viram a salvação que preparastes para todos os homens, luz para iluminar as nações e glória de Israel vosso povo». (Lc 2,30-32)
Quais são as pessoas que deixam passar a luz de Jesus para mim?