Carta do Prior Geral a Sua Santidade Francisco

 

A Sua Santidade

Papa Francisco

 Roma, 14 de Março de 2013

Santidade,

Ontem à noite acolhemos com grande alegria a notícia do anúncio da Sua eleição e damos graças ao Senhor por nos ter dado na Sua pessoa o novo sucessor de Pedro na sede episcopal de Roma.

Em meu nome pessoal e de toda a Ordem Carmelita desejo dirigir-Lhe uma afectuosa e filial felicitação neste momento em que se dispõe a assumir o serviço do Povo de Deus.

Sentimo-nos especialmente perto de Si, sobretudo quando nos convidou a rezar pelo Santo Padre Bento XVI e depois uma petição da bênção divina para Si, no início do Seu novo ministério como Bispo de Roma e Pastor da Igreja Católica. Estamos convencidos da necessidade da oração, conhecemos a sua eficácia e esforçamo-nos por aprendê-la e comunicar a arte.

A referência à Santíssima Virgem, a quem hoje quis prestar homenagem como primeiro gesto do Seu pontificado, comove-nos e chama-nos urgentemente a tornarmo-nos, como Maria, portadores para todos da pessoa de Jesus, humildes comunicadores, fortes na debilidade e na pobreza evangélica, eloquentes no silêncio.

Desejamos que possa ser como o Pobrezinho de Assis, de quem quis assumir o nome, um simples e humilde instrumento de fraternidade, de diálogo e de paz. Ao mesmo tempo pedimos que o Senhor Lhe conceda o ardor missionário do seu irmão São Francisco Xavier. Que a inspiração destes dois grandes santos Lhe conceda estender a mão com caridade evangélica para o interior da Igreja, sempre necessitada de conversão, aos irmãos e irmãs cristãos de outras Igrejas e confissões, aos crentes no Deus de Abraão, como a todos aqueles que adoram a Deus e a toda a pessoa de boa vontade.

O Senhor Jesus que continua a conduzir a Igreja sua esposa, Lhe conceda a graça de conduzir com sabedoria e fortaleza a barca de Pedro através das ondas do nosso tempo, rico de formidáveis oportunidades como também de terrível pobreza material e espiritual.

Maria, nossa Mãe e Irmã, Estrela do Mar, O acompanhe e sustente para que possa orientar o Povo de Deus para o porto esperado.

Enquanto elevamos a nossa acção de graças a Deus por nos ter dado em Si o novo Papa, desejamos expressar-Lhe também um sentido agradecimento por ter aceite a eleição dos Seus “irmãos cardeais”.

Asseguramos-Lhe a nossa fidelidade incondicional e, sobretudo, a nossa oração, pelo Seu ministério e pela Sua pessoa. Estamos prontos e dispostos a colaborar seja de que forma for na obra da evangelização, do serviço, particularmente aos mais pobres, e na animação da vida espiritual. Desejamos acompanhá-Lo no difícil e fascinante caminho “para o cimo do monte, que é Cristo o Senhor” (Oração da Colecta da Missa da Solene Comemoração da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo).

Juntamente com os irmãos e as irmãs da Ordem e com todos os membros da Família Carmelita, que não deixam de orar por Si e pela Igreja, peço-Lhe uma bênção particular.

Devotamente no Senhor

 

Pe. Fernando Millán Romeral, O. Carm.

Prior Geral

Caminhos Carmelitas

  • Perseverar na oração
    Embora Deus não atenda logo a sua necessidade ou pedido, nem por isso, (…) deixará de a socorrer no tempo oportuno, se não desanimar nem de pedir. São João da Cruz  
  • Correção fraterna
    Hoje o Evangelho fala-nos da correção fraterna (cf. Mt 18, 15-20), que é uma das expressões mais elevadas do amor, mas também uma das mais difíceis, porque não é fácil corrigir os outros.  Quando um...
  • O sacerdote
    Sou filha da Igreja. Oh! Quanto alegria me dão as orações do sacerdote! No sacerdote não vejo senão Deus. Não procuro a ciência do sacerdote, mas a virtude de Deus nele. Santa Maria de Jesus...
  • Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, eu estou no meio deles
    Esta presença viva e real de Jesus é a que deve animar, guiar e sustentar as pequenas comunidades dos seus seguidores. É Jesus quem há-de alentar a sua oração, as suas celebrações, projectos e...
  • “Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”
    «Negar-se a si mesmo» não significa de modo algum mortificar-se, castigar-se a si mesmo e, menos ainda, anular-se ou autodestruir-se. «Negar-se a si mesmo» é não viver pendente de si mesmo,...
  • A cruz de Jesus
    Se queremos esclarecer qual deve ser a atitude cristã, temos que entender bem em que consiste a cruz para o cristão, porque pode acontecer que a coloquemos onde Jesus nunca a colocou. Chamamos...

Santos Carmelitas